Inovadores do Brasil, uni-vos!

O site Trendwatching.com, para quem não sabe, fica de olho nas últimas tendências de marketing e as compartilha conosco. Anualmente, entre outras coisas, ele publica um alentado (e caro) relatório, chamado Trend Report. Mas o que eu gosto mais (até porque é grátis) são as atualizações mensais. Eles chamam de Briefings e o de novembro de 2010, que está no site, traz uma relação de cases de marcas inovadoras de mercados emergentes. Inclusive do Brasil. Pretendo traduzir e publicar aqui os cases mais interessantes, mas por enquanto vamos ficar com o que eles separaram do nosso querido mercado tupiniquim (sem muita crítica, apenas reproduzindo a descrição do Trendwatching).

Farinha Pura é uma confeitaria do Rio que está usando o Twitter par promover seus pães e doces. A confeitaria tuita todas as vezes que sai uma fornada de produtos frescos.

A GOL em oito anos conquistou 41% de share do mercado doméstico em termos de passageiros/km (quem os brifou não contou sobre o fechamento da Varig, mas é um número grande de qualquer modo).

A seguradora Porto Seguro oferece serviços de manutenção gratuitos para os lares de seus clientes. Se um refrigerador do cliente quebra, ele pode chamar a Porto Seguro e um técnico irá até sua casa para consertar. A Porto Seguro coloca sistemas de GPS e grava o ID de veículos mais caros para impedir roubos ou recuperar os carros mais rapidamente. Ela também oferece programas de pilotagem segura para quem tem mais probabilidade de se envolver em um acidente (motoristas entre 18 e 24 anos).

A Marcopolo S.A é líder na fabricação de ônibus, com mais de 50% do Mercado brasileiro e exportando para mais de 60 países. A empresa emprega 10 mil pessoas e tem uma receita de mais de 10 bilhões de dólares por ano.

A Embraer é uma das três maiores fabricantes de aeronaves no mundo. Tem 17 mil empregados e mais de 15 bilhões de dólares em pedidos de aeronaves para forças armadas, uso commercial e lazer. Em outubro de 2010, a Embraer apresentou planos de desenvolver jatos de negócio de muito longo percurso, um setor atualmente dominado por Gulfstream, Bombardier e Dassault.

As primeiras chaves do Aldeia Saint Sebastien, em Arembepe, Bahia, foram entregues em agosto de 2009, pela Plena. Trata-se de um conjunto de condomínios “gay-friendly” situado de frente para a praia de Piru, inspirado em empreendimentos semelhantes pelo mundo voltados para comunidades gay. Cozinhas e areas de lazer grandes, banheiras de água quente, academias e sistemas de home theater são algumas das características do Aldeia, construídas a partir de pesquisa.

O Clube Amostra Grátis foi lançado em São Paulo em abril de 2010 e oferece aos consumidores a oportunidade de usar até 5 itens (produtos reais, não amostras) por mês, gratuitamente, em troca de uma anuidade e a permissão para participar de pesquisas online baseadas nos produtos consumidos. Os membros têm acesso a novos lançamentos de produtos e a chance de comentar como o produto foi aperfeiçoado.

Em dezembro de 2010, a luxuosa rede de hotéis Fasano abrirá seu primeiro empreendimento fora do Brasil, o Las Piedras Resort no Uruguai. O resort terá uma praia privada, centro equestre, campo de golfe, SPA e campos de polo.

Em julho de 2010, as  Havaianas e o site americano de camisetas Threadless lançarão uma edição limitada. As sandálias são as vencedoras de um concurso de design feito pelo website. Inscrições para o concurso vieram de todos os lugares do mundo. Em outra parceria, a galeria novaiorquina ESPASSO, em setembro de 2010, expôs uma cadeira contratada pelas Havaianas ao designer Carlos Motta. A peça estará disponível para venda no segundo trimester de 2011.

Kaiak, uma marca de perfumes para homem, lançou um “banner sensorial” no ínicio deste ano. Para executar a estratégia, a Kaiak fez parcerias com internet cafés pelo Brasil. Eles instalaram pequenas impressoras com testadores de perfume em cada lado da tela do monitor. Quando o usuário clicava no banner, a impressora automaticamente gerava um papel com perfume para o usuário testar. A campanha recebeu uma taxa de clickthrough de 17.2%, com 10 mil papéis perfumados impressos em um final de semana. Kaiak é uma marca da Natura.

Ticket To Mind oferece planos de pré-pagamento de presentes múltiplos por um periodo determinado de tempo. Dirigido a homens, são vários planos: o Express é voltado para quem quer presentear um novo amor ou renovar um antigo e indlui três buquês de flores enviados durante quatro meses em momentos aleatórios.

No ano passado, as autoridades brasileiras de trânsito começaram a usar o Twitter para atualizar motoristas e pedestres de São Paulo e Rio sobre incidentes de tráfego ou notícias sobre transporte público. Os tweets saem diretamente dos órgãos, mas através dos hashtags #TransitoRJ e #TransitoSP os usuários podem compartilhar suas próprias experiências.

Em 2009, o arquiteto Zaha Hadid e a marca Melissa Plastic Dreams lançaram a linha Hadid-designed Melissa shoes. Copm formatos orgânicos, em plastico reciclável, a edição limitada dos sapatos pode ser encontrada, por 200 libras no Dover Street Market em Londres.

A marca de jeans Ellus é  distribuída em mais de 70 boutiques brasileiras e em lojas de varejo da Europa, Asia e EUA.

O detergente Omo, marca brasileira da Unilever, usou GPS para levar prêmios às casas dos consumidores. A promoção, chamada “Experimente algo novo com Omo,” colocou equipamentos de GPS escondidos em 50 caixas de detergente pelo Brasil. Os equipamentos eram ativados quando a caixa era removida da prateleira dos supermercados e uma equipe rastreava a caixa todo o caminho até a casa do consumidor. Vencedores recebiam uma camera de video e também um convite para um dia de diversão por conta da Unilever. O website promocional era atualizado para incluir um mapa que mostrava mais ou menos onde o consumidor Morava e e também expunha vídeos das entregas dos prêmios. A promoção iniciou em agosto de 2010.

A marca de cosméticos Kapeh usa café de Minas Gerais em todas suas fórmulas. Os produtos, que incluem hidratantes, sabonetes e óleos de banho, são exportados para a Holanda e Portugal, além de estarem disponíveis online.

 

Sobre Fernando L G Guimaraes

Consultor, especialista em marketing de ativação e relacionamento
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