Como usar o Twitter nos negócios – 5ª. parte

Terminando a lista de dicas e táticas para usar o Twitter no planejamento e na divulgação de seu negócio, vamos ver agora como usar a ferramenta na área de atendimento ao consumidor. Atenção: uma experiência pessoal recente mostrou que divulgar essa ferramenta em nome do seu negócio equivale a abrir uma “caixa de pandora”: reclamações e dúvidas represadas correm para ela.

Atendimento ao consumidor

Pense um pouco e verá que o serviço de atendimento consumidor é a melhor ferramenta de marketing, porque a excelência aqui vai gerar recomendações preciosas e levarem o seu negócio do patamar da concorrência para o patamar da colaboração.

  1. Descubra as conversas que se desenrolam sobre sua empresa (e que você pode não até agora a mínima noção delas) e aproveite as dicas para melhorar seu serviço (um exemplo, em inglês, está no caso da   Zappos, um ecommerce de sapatos)
  2. Responda rapidamente aos tweets que levantam problemas para evitar que fiquem se arrastando e até que levem a danos em sua imagem
  3. Confira regularmente sua conta do Twitter e responda a perguntas e comentários em um tempo aceitável.

E você, como usa o Twitter em seu negócios? Compartilhe sua experiência conosco.

Sobre Fernando L G Guimaraes

Consultor, especialista em marketing de ativação e relacionamento
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