9 maneiras de aumentar sua produtividade trabalhando em casa

Nellie Akalp é CEO da Corpnet, empresa especializada em ajudar pequenos negócios. O texto abaixo é uma adaptação de um artigo que escreveu para o Mashable.

Um número cada vez maior de profissionais está trocando o escritório pelo trabalho em casa. As vantagens são óbvias: não têm que enfrentar o trânsito caótico de cidades como São Paulo, passam mais tempo com a família, etc. Já os desafios. Nem sempre é fácil manter-se produtivo face às incontáveis distrações. E o pagamento, principalmente quando falamos de freelancers, consultores, pequenos empresários, decorre diretamente da sua produtividade. Nesses casos, perder tempo é perder dinheiro!

Seguem algumas dicas para se manter concentrado listadas por Nellie Akalp, CEO da Corpnet, empresa especializada em ajudar pequenos negócios, em recente artigo no Mashable.

1.      Respeite seu próprio tempo

Quando você trabalha em um escritório, a família e os amigos parecem respeitar naturalmente sua agenda.Mas quando trabalha em casa o telefone toca nas horas mais impróprias e espera-se que você faça outras tarefas. É importante estabelecer fronteiras. As pessoas respeitarão sua agenda se você a respeitar primeiro

2.      Imponha limites de tempo para tarefas específicas

É fácil distrair-se, principalmente quando você está lidando com um job difícil ou chato. Se você descobrir que está perdendo o foco, combine com você mesmo que vai dedicar apenas mais 15 minutos à tarefa. Um prazo mais curto pode injetar nova energia no projeto. Se não der certo, mude de job e volte a esse quando estiver em outro estado de espírito.

3.      Estabeleça prazos estritos

Existe uma “Lei de Parkinson” que diz que uma tarefa se expandirá pelo tempo que for dada a ela. Parece engraçado mas é assim que funciona a maior parte do tempo. Você já não se surpreendeu muitas vezes descobrindo-se ultraprodutivo em tarefas com prazos apertadíssimos enquanto leva horas em uma tarefa simples?

4.      Faça “log off” por algum tempo

Facebook, Twitter,YouTube, Email, MSN, distrações digitais são um perigo. Você precisa se disciplinar para se focar no trabalho por períodos determinados. As mensagens que lhe enviaram não fugirão.

5.      Estabeleça seu espaço de trabalho

O melhor é ter um escritório separado, preferencialmente com uma porta que pode ser fechada. Criar fronteiras não apenas ajuda a ser mais produtivo “no trabalho”, como também ajuda a relaxar durante o tempo que você dedicar a você.

6.      Está devagar? Mude de ambiente

Se você estiver num impasse (e já tentou a tática dos “15 minutos a mais”), mude de ambiente. Vá trabalhar em um café próximo por uma hora, ou faça um brainstorming no parque. Uma mudança no cenário pode deflagrar novas idéias e lhe dar um foco renovado.

7.      Faça uma “auditoria do tempo”

O dia terminou e você está se perguntando como o tempo passou? Quando você está no escritório isso até tem suas vantagens. Se é dono do seu tempo, porém, pode ser uma tragédia. De vez em quando, é importante repassar o dia e entender exatamente como está usando o seu tempo. Faça uma auditoria do que fez e quanto tempo levou cada tarefas. Isso pode lhe dar grandes insights e ajudar a fazer ajustes.

8.      Crie listas de tarefas

Facilita ter múltiplas listas. Uma para as metas de longo prazo (por exemplo, os projetos que precisam ser completados no final da semana ou do mês). Cada manhã crie uma visão das tarefas diárias. Tente manter sua lista diária tão realista e limpa quanto possível. Nada pode sabotar sua motivação mais do que ficar olhando uma lista ambiciosa e cheia dee itens que você possivelmente não conseguirá completar.

9.      Valorize suas paradas

Independentemente de onde você estiver trabalhando, é impossível ficar totalmente concentrado horas sem fim. Paradas são parte integral do seu dia de trabalho, mas assegure-se que eles terão realmente valor. Você já negou a si mesmo uma ida à academia ou um almoço com um amigo “porque estou muito ocupado”? É bem possível que, naquele mesmo dia, você passou mais de uma hora navegando na Internet, assistindo tv, etc.Coisas que não recarregam suas baterias. Mexa-se, portanto. Seja feliz. Você vai ficar também mais produtivo.

Você tem alguma sugestão de como evitar distrações e continuar produtivo no trabalho em casa? Compartilhe suas práticas.

Sobre Fernando L G Guimaraes

Consultor, especialista em marketing de ativação e relacionamento
Esse post foi publicado em Gestão e Negócios e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s