Revistas no iPad. Garantir a atenção do leitor está mais difícil do que se pensava

O meio é a mensagem. A frase do McLuhan é repetida incessantemente, mas até onde ela é realmente entendida? Um dos seus desdobramentos, a meu ver, é que cada meio tem seu próprio modo de transportar as mensagens e que não se pode transplantar simplesmente modos de transporte de mensagens de lá para cá e de cá para lá. Um estudo recente feito pela editora Bonnier e pela agência Crispin, Porter & Bogusky mostra isso em relação às revistas feitas para iPads. Elas estão encontrando dificuldades para manter a atenção do leitor, porque concorrem diretamente com todas as outras atividades que o equipamento permite que sejam feitas concomitantemente: ler emails, jogar, visitar outros sites, etc.

O estudo foi realizado com 15 grupos, em três cidades e incluiu leitores assíduos de revistas, heavy users de iPad e grandes usuários de conteúdo de revistas na internet. A Bonnier e a CP & B tentarão, posteriormente, aplicar os resultados da pesquisa para o desenvolvimento de novos formatos de anúncios para os tablets. Analisando os resultados, a diretora da Bonnier, Megan Miller, afirmou, candidamente, que “os leitores realmente estão dispostos a navegar muito mais do que pensávamos”.
As implicações são evidentes: revistas e anunciantes terão que investir mais no desenvolvimento de um modo próprio para essas revistas criadas para tablets. No mínimo, oferecendo mais interatividade em matérias e anúncios.
Mais sobre essa pesquisa, aqui.

Sobre Fernando L G Guimaraes

Consultor, especialista em marketing de ativação e relacionamento
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s