A Regra da Caneta com Tinta Vermelha

(Traduzi o texto abaixo do site www.entrepreneur.com. A autora, Susan Gunelius, é presidente e CEO da KeySplash Creative Inc., uma consultoria de marketing e branding e escreve o blog WomenOnBusiness.com. Ela é autora de vários livros.)

Existe mais benefícios em manter curto e agradável o seu texto de vendas do que economizar espaço de anúncio. Mensagens claras e concisas têm uma chance melhor de serem lidas ou ouvidas inteiramente do que longas mensagens cheias de palavras e informações supérfluas, das quais os consumidores não se interessam.

Felizmente, existe um instrumento que você pode usar para garantir que seu texto seja sucinto e que seus consumidores realmente recebam suas mensagens mais importantes – aquelas que os conduzirão à ação. Eu o chamo de “regra da caneta com tinta vermelha”.

Depois que você tiver finalizado o seu texto de venda, quando sentir que ele está forte e atraente o suficiente para seu anúncio, seu folheto, seu website ou qualquer outra iniciativa de marketing, pegue uma caneta com tinta vermelha (como aquelas que seus professores usavam para corrigir suas provas) e tire fora pelo menos 30 por cento dele. Seu texto será melhor sem aquelas palavras extras.

Depois que você aplicar a regra da caneta com tinta vermelha em seu texto, suas mensagens mais importantes saltarão da página. Os consumidores ficarão mais intrigados e um número maior deles de fato lerá toda sua peça de marketing e chegará até o seu “call to action”. Aqueles 30 por centro que você tirou fora teriam diminuído o ritmo e afastado sua audiência. Os consumidores estão acostumados a gratificação imediata e não estão querendo esperar um segundo mais para processar uma informação que não seja instantaneamente útil ou interessante para eles.

Se a ideia de cortar tanta informação assusta você, pense dessa maneira. Há uma razão pela qual os diretores de cinema filmam mais do que o que realmente termina aparecendo na telona. Escute qualquer diretor falar e você escutará sobre grandes cenas que tiveram que ser cortadas porque elas diminuiriam o ritmo da história. Da mesma forma que os filmes precisam manter o ritmo para segurar a atenção da audiência, ocorre com o seu texto de vendas. Não dê à sua audiência a chance de descartar a sua mensagem.

Mantenha em mente que a Regra da Caneta com Tinta Vermelha não é uma bula papal – 30 por cento é mais uma sugestão do que realmente uma regra. A chave é deletar mais do que simplesmente uma palavra aqui outra ali. A regra da caneta com tinta vermelha só é efetiva se você realmente pegar pesado e tirar fora uma quantidade significativa de texto.

Sobre Fernando L G Guimaraes

Consultor, especialista em marketing de ativação e relacionamento
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